Baratas: depois de ler isso você vai pensar 2 vezes antes de matar outra

Estudo diz que Baratas têm personalidade

As baratas são odiadas, temidas, nojentas... mas será que elas são mesmo apenas criaturinhas desprezíveis e odiosas? Bem, segundo um recente estudo da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, as baratas têm personalidade!

Os pesquisadores fizeram uma descoberta intrigante: as baratas podem tomar decisões complexas e desenvolver características como coragem e timidez. E isso poderia até explicar a facilidade de adaptação das baratas em diversos ambientes.

Baratas com chip - Pesquisa

Baratas são animais simples, mas elas podem tomar decisões complexas. Com poucas informações e interações, sabendo somente se têm uma parceira no lugar ou não, só com esse tipo de informação elas podem tomar decisões difíceis”, disse Issac Planas, pesquisador principal do projeto.

No experimento, foram utilizados 16 insetos em um aquário circular com iluminação forte (que as baratas odeiam), onde 2 abrigos com sombra ofereciam proteção. O comportamento dos insetos foi monitorado por câmeras e chips implantados nos animais. Foram testados 3 grupos de baratas.

Pesquisa Personalidade das Baratas

Os cientistas notaram que o tempo para cada grupo decidir procurar abrigo variou nos três experimentos, mas depois os grupos sempre chegavam a um consenso, algo bem parecido com o comportamento de animais considerados mais inteligentes, como morcegos, e algumas espécies de macaco.

Os pesquisadores atribuíram a variação no comportamento das baratas as diferentes personalidades: uma barata mais astuta se esconde mais rapidamente e influencia as outras a fazerem a mesma coisa.

Baratas com personalidade

Graças as diferentes personalidades, os pesquisadores agora podem explicar a habilidade de adaptação a diferentes ambientes. Baratas mais “corajosas” se aventuram e exploram lugares novos, enquanto as outras ficam para trás e verificam se os arredores são seguros.

E agora que você sabe que as pobres baratas têm personalidade, ainda vai ter coragem de pisar na próxima infeliz que atravessar o seu caminho?

0 comentários: